Sobre
O que é o PGD-BR?
O PGD-BR é uma ferramenta de código aberto online gratuita que auxilia os pesquisadores(as) brasileiros(as) a criarem seus Planos de Gestão de Dados (PGD). Esses PGDs têm sido exigidos por agências de fomento como parte do processo de submissão de propostas financiamento científico. O PGD-BR fornece um processo guiado de criação de PGD que geralmente atende aos requisitos das agências de fomento parceiras. O PGD-BR também possui links diretos para sites de agências de fomento, textos de ajuda para responder perguntas e informações sobre melhores práticas no processo de gestão de dados científicos.
PGD-BR Background
O PGD-BR é baseado no software: PGD-BR. O PGD-BR original é uma iniciativa fruto de muito esforço, iniciado em 2011 com oito instituições em parceria para fornecer contribuições relacionadas à colaboradores e desenvolvimento. O esforço foi uma resposta direta às demandas que passaram a ser exigidas pelas agências de fomento, tais como a National Science Foundation (NSF) e o National Institutes of Health (NIH), de que os pesquisadores planejem e gerenciem seus dados científicos. Como resultado, as instituições colaboradoras ao unirem suas forças, consolidaram a experiência e reduziram os custos para atender às necessidades de gestão de dados iniciadas desde então.
As instituições colaboradoras originais foram: University of California Curation Center (UC3) em California Digital Library, DataONE, Digital Curation Centre (DCC-UK), Instituto Smithsonian, University of California, Los Angeles Library, University of California, San Diego Libraries, University of Illinois, Urbana-Champaign Library, e o University of Virginia Library. Dado o sucesso da primeira versão do PGD-BR, os sócios fundadores obtiveram financiamento da Fundação Alfred P. Sloan para criar uma segunda versão da ferramenta, lançada em 2014.
A proliferação de políticas de dados abertos em todo o mundo levou a uma explosão de interesse pelo PGD-BR e pela versão do Reino Unido, DMPonline. Assim, em 2016, UC3 e DCC decidiram formalizar essa parceria para desenvolver e manter uma única plataforma de código aberto. Ao fornecer uma infraestrutura central para PGDs, é possível ampliar o alcance e avançar em melhores práticas, permitindo que os participantes estejam inseridos em um ecossistema de ciência aberta verdadeiramente global.
O PGD-BR continua sendo uma ferramenta de suporte à comunidade. As ferramentas Conselho Editorial fornecem liderança e experiência para garantir que o cumprimento dos requisitos das agências de fomento e as melhores práticas correspondentes permaneçam atualizados. Nosso Conselho inclui representantes especialistas das áreas do conhecimento que fazem parte de uma ampla gama de instituições comprometidas em apoiar a gestão eficaz de dados de pesquisa.
PGDs em rede
Desenvolvimentos recentes de recursos do PGD-BR se concentraram em transformar o PGD de um arquivo de texto estático para um hub de informações interoperáveis e em rede, denominado maDMP (Plano de Gestão de Dados Acionável por Máquinas), onde detalhes sobre um projeto de pesquisa podem ser atualizados e consultados durante o tempo de vida do projeto. Esta nova PGD em rede permite que as informações dentro de um PGD sejam parametrizadas e alimentadas entre os agentes envolvidos, vinculando metadados, repositórios e instituições científicas, permitindo notificações, verificações e relatórios em tempo real. Um dos principais objetivos deste novo sistema é reduzir a carga de trabalho burocrático sobre os pesquisadores, gerando atualizações automatizadas para um plano e facilitando a integração perfeita com sistemas e grupos que apoiam e atuam no ecossistema científico.
Integrações que utilizam este novo sistema são bem vindas. O API PGD-BR está em conformidade com a RDA Common Standard Metadata schema v1.0, que é recomendado para transferir metadados do PGD entre sistemas. Se você tem um projeto de integração, por favor contate-nos.
Como participar do PGD-BR
Participantes do PGD-BR são instituições, organizações com ou sem fins lucrativos, indivíduos ou outros grupos que utilizam o PGD-BR como uma maneira eficaz e eficiente de criar PGDs. Nossa comunidade de instituições participantes ajuda a sustentar e apoiar o PGD-BR das seguintes maneiras:
- Estabelecer autenticação institucional com o PGD-BR (Shibboleth)
- Personalizar a ferramenta com recursos, texto de ajuda, respostas sugeridas ou outras informações
- Contribuir para a manutenção e aprimoramento do código fonte do PGD-BR
- Ajude a garantir que o PGD-BR mantenha sua relevância e utilidade notificando o PGD-BR Helpdesk quando:
- As agências de fomento liberam novos requisitos que não aparecem na ferramenta
- Descoberta de erros, enganos ou informações distorcidas na ferramenta
- A funcionalidade da ferramenta está comprometida (ou seja, tempos de resposta lentos, baixo desempenho ou bugs de software)
Princípios da ferramenta PGD-BR
Os princípios a seguir orientam nosso trabalho no PGD-BR. As organizações que participam ativamente da comunidade PGD-BR concordam em cumprir esses princípios.
- Melhoria contínua da utilidade e dos recursos do PGD-BR
- Requisitos e prioridades de desenvolvimento orientados ao usuário
- Entusiasmo pelo PGD-BR
- Compromisso com um processo aberto para desenvolvimento, aprimoramento e melhoria (consulte Princípios de Panton)
- Qualidade do código e materiais criados (Diretrizes do colaborador)