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Perguntas frequentes

Sobre o PGD-BR (PGD-BR)

Para Pesquisadores

Para Administradores

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Sobre o PGD-BR (PGD-BR)

P: O que é um Plano de Gestão de Dados (PGD)?

Um Plano de Gestão de Dados é um documento formal que descreve o que você fará com seus dados durante e após um projeto de pesquisa. A maioria dos pesquisadores coleta dados com algum tipo de plano em mente, mas muitas vezes este planejamento é documentado de forma inadequada e pensado de forma incompleta. Muitos problemas de gerenciamento de dados podem ser tratados com facilidade ou evitados com planejamento antecipado. Com o processo e a estrutura bem definidos, o plano não demora muito para ser feito e pode trazer resultados positivos a longo prazo.

Leia nossas Orientações gerais de Gestão de Dados para obter mais informações sobre os Planos de Gestão de Dados.

P: O que posso fazer com o PGD-BR?

O PGD-BR ajuda os pesquisadores a criarem Planos de Gestão de Dados (PGD). Ele fornece orientações sobre agências de fomento parceiras que exigem PGD, mas a ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa interessada em desenvolver PGDs para ajudar a facilitar suas pesquisas. A ferramenta também oferece recursos e serviços disponíveis nas instituições participantes para ajudar a cumprir os requisitos de gestão de dados.

Use nosso Guia de início rápido para começar a criar um plano.

P: Qual o custo para se usar o PGD-BR?

O PGD-BR é GRATUITO. Qualquer pessoa pode criar Planos de Gestão de Dados (PGD) usando o PGD-BR.

É necessário um login para acessar o PGD-BR. Se você for um pesquisador de uma instituição parceira , poderá fazer o login como um usuário de sua instituição. Se sua instituição não for parceira do PGD-BR, você pode criar sua conta pessoal.

Use nosso Guia de início rápido para começar a criar um plano.

P: Quem pode usar o PGD-BR?

Qualquer pessoa pode criar Planos de Gestão de Dados. Se você é um pesquisador de uma das instituições parceiras , você pode fazer login como usuário de sua instituição que fornecerá as devidas orientações para ajudá-lo a concluir seu PGD.

Se sua instituição não for parceira do PGD-BR, você pode criar uma conta pessoal.

Use nosso Guia de início rápido para começar a criar um plano.

P: Como minha instituição pode se tornar parceira do PGD-BR?

Primeiro, verifique na lista de instituições parceiras para garantir que sua instituição ainda não esteja participando do PGD-BR. Saiba mais sobre como se tornar uma instituição parceira .

Se você é um pesquisador ou um usuário em potencia, sugerimos que entre em contato com o sistema de bibliotecas de sua instituição. Se você é um administrador de sistemas de pesquisa de sua instituição (bibliotecário ou não) e tem interesse em estabelecer parceria institucional, por favor entre em contato conosco .

P: Quais são os benefícios para uma instituição se tornar parceira do PGD-BR?

As instituições parceiras podem incorporar informações sobre seus recursos e serviços voltados para auxiliar os pesquisadores na gestão de dados científicos. As instituições parceiras podem também fornecer ajuda personalizada e sugerir respostas às perguntas feitas pelas agências de fomento. Os usuários das instituições parceiras que configuraram a ferramenta com o Shibboleth podem fazer login com suas próprias contas institucionais.

Para obter mais informações, consulte Sobre a participação .

P: As agências de fomento apoiam o PGD-BR?

Algumas agências de fomento recomendam o uso, fornecem links de acesso, indicam orientações de elaboração e também exemplos de PGDs de acesso público dentro do PGD-BR. Por exemplo, o Carta à equipe da NSF: Práticas Eficazes para Dados é recomendado que os pesquisadores gerem PGDs legíveis por máquina por meio de ferramentas como o PGD-BR.

Os modelos PGD-BR incorporam requisitos específicos de Planos de Gestão de Dados de várias agências de fomento. A equipe do PGD-BR mantém contato direto com as agências de fomento parceiras e na medida em que modelos de PGDs são elaborados para editais específicos, estas atualizações são feitas no PGD-BR.

P: Quem é o proprietário dos Planos de Gestão de Dados (PGDs) criados com o PGD-BR?

Planos de Gestão de Dados (PGDs) são propriedade intelectual de seus criadores. O IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) não reivindica direitos autorais ou propriedade dos Planos de Gestão de Dados criados usando o PGD-BR. Você pode, no entanto, optar por compartilhar seu plano publicamente e ele aparecerá em nossa biblioteca de planos públicos no site do PGD-BR. Isso beneficiará outros usuários do PGD-BR e promoverá a Ciência Aberta.

Consulte o Guia de início rápido para obter mais informações sobre como definir a visibilidade do seu PGD.

P: Por que estou recebendo notificações por e-mail do PGD-BR?

Existem várias ações que geram notificações automáticas por e-mail do PGD-BR. Os usuários podem ativar/desativar essas notificações na página de perfil. Navegue até "Editar perfil" clicando em seu nome no menu suspenso no canto superior direito, selecione a guia "Preferências de notificação", marque/desmarque as caixas apropriadas e clique no botão para salvar suas alterações.


Para Pesquisadores

P: Estou com pressa! Existe um guia de início rápido para a criação de um plano de gestão de dados?

Sim! O Guia de início rápido está disponível como um site da Web ou PDF para download.

P: Onde posso obter mais informações sobre os requisitos das agências de fomento para planos de gestão de dados?

A página Requisitos da agência de fomento fornece links diretos para suas diretrizes, bem como em alguns casos, exemplos de planos. Você não precisa estar logado no PGD-BR para acessar esta página.

P: Existem exemplos de planos de gestão de dados?

O PGD-BR possui uma coleção de planos públicos . A coleção contém planos reais criados por usuários do PGD-BR que optaram por compartilhar seus planos publicamente. Observe que esses planos não foram avaliados em relação à sua qualidade. Algumas agências de fomento fornecem planos de amostra em seus sites; links para esses planos estão disponíveis na página de Requisitos da Agência de Fomento .

P: Qual é a diferença entre planos de gestão de dados de “amostra” e “públicos”?

Os planos de amostra na página Requisitos da agência de fomento são criados por elas e oferecidos como orientação em seus sites. Os Planos Públicos são planos reais criados por usuários do PGD-BR (observe que estes não foram verificados quanto à qualidade). Ambos fornecem exemplos úteis para pesquisadores que criam seus próprios planos de gestão de dados.

P: Quais são as opções de visibilidade para meu plano de gestão de dados?

Existem três opções de visibilidade para cada plano que você cria:

  1. Restrito. Seu plano ficará visível apenas para você e colaboradores especificados no projeto de pesquisa durante o preenchimento do plano. Os detalhes básicos do plano (disponível na página de detalhes do projeto, mas não no conteúdo do plano) estarão disponíveis para os administradores de sua instituição.
  2. Se sua instituição é parceira do PGD-BR, essa configuração permite que administradores e usuários de sua instituição vejam seu PGD.
  3. Público. Seu plano estará disponível na página Planos Públicos do site PGD-BR. Escolha esta opção para permitir que outras pessoas vejam seu plano sem restrições (sob uma licença CC-Zero).

P: Eu criei um PGD de teste. Como posso excluí-lo (ou ocultá-lo)?

Siga estas etapas para remover seu plano de teste:

  1. Faça login no PGD-BR.
  2. Em "Meu Painel", marque a caixa de seleção na coluna "Teste" ao lado do título do plano apropriado. Esta ação removerá o plano da lista pública se a visibilidade estiver definida como pública (ela se tornará teste/restrita).
  3. Para excluir o PGD: selecione "Remover" no menu Ações ao lado do título do PGD apropriado. Você será solicitado a confirmar esta ação.

P: Por quanto tempo meus PGDs serão salvos?

Os PGDs criados com o PGD-BR não serão excluídos. Como proprietário de um PGD, no entanto, você pode excluir planos acessando “Meu painel” e selecionando “Remover” no menu Ações ao lado do nome do PGD.

P: E se eu me mudar para uma nova instituição?

Como a conta do PGD-BR está vinculada a um endereço de e-mail, as informações não seguirão automaticamente um usuário caso ele mudar de instituição. No entanto, podemos conectar usuários a seus planos de instituições anteriores se eles entrarem em contato conosco. Os usuários que mudam de instituição e assumem novas credenciais institucionais e devem criar uma nova conta no PGD-BR.

P: Quem pode me ajudar em minha instituição?

Se sua instituição é parceira do PGD-BR , você pode fazer login na ferramenta e clicar no link “Contato” no banner superior. Seu e-mail será enviado diretamente para um especialista em sua instituição que poderá auxilia-lo. Se sua instituição não é parceira do PGD-BR, consulte os materiais educativos disponíveis no PGD-BR ou entre em contato com o sistema de bibliotecas da sua instituição.

P: Tenho um colaborador. Como podemos trabalhar no mesmo PGD?

Primeiro você deve criar uma conta no PGD-BR e começar a criar um PGD. Em seguida, você pode adicionar seu(s) colaborador(es) ao seu PGD como co-proprietário(s) ou conceder permissões de editor ou somente leitura. Você pode fazer isso na guia “Colaboradores” do seu PGD. Insira um endereço de e-mail no campo "Convidar colaboradores", selecione o nível de permissões desejado e clique em "Enviar" para enviar um convite por e-mail ao colaborador do seu projeto.

Para obter mais informações, consulte o Guia de início rápido .

P: O que acontece quando eu "solicito feedback" sobre um PGD?

A funcionalidade de solicitação de feedback do PGD-BR é um recurso opcional que as instituições podem configurar para ajudar seus pesquisadores a criar PGDs. O envio de um plano para feedback é um recurso ativado para membros de uma instituição parceira. Se esse recurso estiver ativado, um botão para "Solicitar feedback" será exibido na guia "Compartilhar" ao escrever um plano. Se um usuário clicar no botão "Solicitar feedback", o PGD-BR enviará um e-mail para o titular do plano e para o contato do administrador do PGD-BR da sua instituição. O administrador institucional terá permissões somente leitura e poderá fornecer comentários sobre o plano dentro da ferramenta.

Administradores de sistema: se quiser habilitar esta funcionalidade para usuários de sua instituição, consulte a seção "Solicitar feedback" da wiki de ajuda para administradores.


Para Administradores

P: Onde posso encontrar ajuda para personalizar o PGD-BR para minha instituição?

Existe um extenso guia de ajuda para administradores localizado no GitHub. Você encontrará instruções detalhadas para:

  1. Configurando o PGD-BR
    • Ativando o Shibboleth
    • Como conceder privilégios de administrador
    • Personalizando seu perfil organizacional
    • Fornecer feedback sobre os planos
    • Informações de uso
  2. Criando orientação
  3. Criando e personalizando modelos de agências de fomento
  4. Criando modelos
  5. Utilizando IDs DMP e Planos de Gestão de Dados acionáveis por máquinas (maDMPs)

P: Posso ver modelos personalizados e orientações criadas por administradores em outras organizações?

Sim! Para visualizar as orientações criadas por outras pessoas, crie um novo PGD. Na guia "Detalhes do projeto", você verá "Configuração de orientação do PGD" à direita. Clique em "Ver a lista completa" e você poderá selecionar até 6 organizações diferentes por vez. Você verá a orientação selecionada quando navegar até a guia "Escrever plano".

Para visualizar modelos criados por outras pessoas (se disponíveis), crie um novo PGD e escolha qualquer instituição para a segunda etapa: "Selecione a instituição de pesquisa primária". Para a terceira etapa de criação do plano, se você marcar a caixa "Nenhuma agência de fomento associada a este PGD", serão apresentados todos os modelos organizacionais disponíveis. Se o campo permanecer cinza e não aparecer nenhum modelo com nome da instituição selecionada, significa que ela não criou nenhum modelo próprio e você verá o modelo padrão do PGD-BR após clicar no botão "Criar plano".

P: Eu criei um modelo de teste. Como posso excluí-lo?

Os administradores do PGD-BR podem excluir modelos. Esta opção só está disponível se nenhum plano tiver sido criado usando esse modelo. Se você não puder ou não quiser excluir um modelo, poderá "Cancelar a publicação" do modelo para que ele não apareça para os usuários. Consulte nossa documentação de ajuda sobre como fazer isso.

P: Como faço para criar orientações? E quais são os temas?

O guia de ajuda para administradores contém instruções detalhadas para criar orientações específicas sobre algum tópico. Os passos básicos incluem:

  1. Criação de um grupo de orientação (você já terá um grupo de orientação padrão para sua organização; é opcional criar grupos ou subgrupos adicionais, por exemplo, para um departamento específico)
  2. Criando orientação inserindo texto, atribuindo um ou mais tópicos e anexando-os a um grupo de orientação específico
  3. Publicação da orientação

Existem 14 temas que representam os tópicos mais comuns abordados nos planos de gestão de dados (por exemplo, formato de dados, metadados). Os temas funcionam como marcas para associar perguntas e orientações de respostas. As perguntas em um modelo podem ser marcadas com um ou mais temas e a orientação pode ser escrita por tema para permitir que as instituições apliquem suas orientações a todos os modelos de uma vez. Isso também reduz a necessidade de atualizar as orientações cada vez que um novo modelo é lançado.

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