Guia rápido
Conteúdo
- Quem pode usar a ferramenta?
- Visão geral do meu painel de controle
- Como faço para criar um plano de gestão de dados?
- Como obtenho ajuda de alguém em minha instituição?
Quem pode usar a ferramenta?
O PGD-BR é gratuito para qualquer pessoa criar planos de gestão de dados. Como usuário, você pode:
- Criar seus próprios planos.
- Ser co-autor de um plano com colaboradores.
- Se você é um pesquisador de uma das instituições parceiras , poderá efetuar login usando suas credenciais institucionais. Em seguida, você receberá orientações específicas da sua instituição e terá a opção de obter feedback de especialistas locais em dados.
Visão geral do meu painel de controle
Ao fazer login, você será direcionado para “Meu painel de Controle”. A partir daqui, você pode criar, editar, compartilhar, baixar, copiar ou remover qualquer um de seus PGDs. Você também poderá visualizar PGDs que foram compartilhados com você por outras pessoas.
Se outras pessoas em sua instituição/organização optaram por compartilhar seus planos internamente, você verá uma segunda tabela de planos institucionais. Isso permite que você baixe um PDF e visualize seus planos como amostras ou descubra novos dados de pesquisa. Amostras adicionais estão disponíveis na lista de planos públicos .
Como faço para criar um plano de gestão de dados?
Iniciar um plano
Clique no botão “Criar plano” em Meu painel de controle ou no menu superior para criar um plano. Isso o levará a um assistente que o ajudará a selecionar o modelo apropriado:
- Digite um título para o seu projeto de pesquisa. Se estiver solicitando financiamento, use o título do projeto conforme aparece na proposta.
- Selecione a organização de pesquisa principal. Este campo será pré-preenchido se você estiver associado a uma instituição parceira. Você tem a opção de limpar o campo e selecionar outra instituição na lista. Você receberá modelos e orientações específicas da instituição com base em sua seleção. Você também pode marcar a caixa "Nenhuma instituição está associada a este plano".
- Selecione a agência de fomento principal. Se você precisar incluir um PGD como parte de uma proposta de fomento, selecione a agência na lista. O PGD-BR neste caso poderá apresentar na tela um menu suspenso secundário se a agência de fomento possuir requisitos diferentes para chamadas específicas (por exemplo, NSF, DOE). Veja a lista completa de requisitos de agências de fomento disponíveis pelo PGD-BR. Se a agência de fomento que estiver buscando não estiver na lista ou você não estiver solicitando fomento, marque a caixa "Nenhuma agência de fomento associada a este plano"; essa seleção fornecerá um modelo genérico de PGD.
Se você estiver apenas testando a ferramenta ou fazendo um curso sobre gestão de dados, marque a caixa “Projeto simulado para testes, práticas ou propósitos educacionais ”. Marcar seus planos como um teste será refletido nas estatísticas de uso e impedirá o compartilhamento público ou institucional do PGD; isso permite que outros usuários encontrem planos de amostra reais com mais facilidade.
Depois de fazer suas seleções, clique em “Criar plano”.
Você também pode copiar um plano existente (no menu Ações ao lado do plano em Meu painel de controle) e atualizá-lo para um novo projeto de pesquisa e proposta de financiamento.
Quais são os diferentes recursos do PGD-BR?
A interface com abas permite navegar por diferentes funções ao editar seu PGD.
- Detalhes do projeto: Inclui detalhes administrativos básicos. O lado direito da página é onde você pode selecionar até 6 instituições para visualizar orientações adicionais enquanto escreve seu plano. Quanto mais informações você fornecer aqui, mais relevante será seu plano para você e outras pessoas no futuro (por exemplo, para reutilização de dados e atribuição adequada).
- Colaboradores: Aqui você lista o(s) Investigador(es) Principal(es) do projeto e os responsáveis pela gestão de dados. A seção Colaboradores do PGD é onde você pode convidar pessoas específicas para ler, editar ou administrar seu plano. Os convidados receberão uma notificação por e-mail informando que têm acesso a este plano.
- Criar plano: Pode haver mais de uma aba se a sua agência de fomento ou instituição fizer diferentes conjuntos de perguntas em diferentes estágios, por exemplo, um pedido de auxílio e depois de contemplado. Orientações e comentários são exibidos no painel direito ao lado de cada pergunta. Se você precisar de mais orientação ou achar que é demais, poderá fazer ajustes na guia "Detalhes do projeto".
- Resultados da pesquisa: Gere uma lista de resultados de pesquisa previstos que estão descritos em seu PGD. Você pode criar quantas entradas forem necessárias.
- Download: permite que você baixe seu PGD em vários formatos. Você pode ajustar a formatação (tipo de fonte, tamanho e margens) para arquivos PDF, o que pode ser útil se estiver trabalhando com limites de página (por exemplo, PGDs limitados a 2 páginas).
- Finalizar: Esta aba tem duas funções importantes.
- Você pode definir a visibilidade do seu plano. Por padrão, todos os planos novos e de teste serão definidos como Visibilidade restrita. A visibilidade pública e institucional destinam-se a planos concluídos. Você deve responder pelo menos 50% das perguntas para ativar essas opções.
- Registre seu PGD e adicione-o ao ORCID. É aqui que você pode gerar um ID (identificador único persistente) para seu PGD. Para registrar seu PGD, você deve ter concluído o seguinte:
- respondeu pelo menos 50% das perguntas
- identificou sua agência de fomento
- vinculou sua conta PGD-BR ao seu ORCID por meio da página de aplicativos de terceiros
- O PGD não pode ser um projeto simulado para testes, prática ou fins educacionais.
Compartilhe planos
Você pode compartilhar seu PGD com colegas na guia Colaboradores. Insira o(s) endereço(s) de e-mail de qualquer colaborador que você gostaria de convidar para ler ou editar seu PGD. Defina suas permissões por meio dos botões de opção e clique em "Adicionar colaborador". Ajuste as permissões ou remova colaboradores a qualquer momento por meio das opções suspensas na tabela.
A guia "Finalizar" é onde você pode definir a visibilidade do seu plano.
- Restrito: restrito a você e seus colaboradores.
- Institucional: qualquer pessoa em sua instituição pode visualizar seu PGD.
- Público: qualquer pessoa pode visualizar seu PGD na lista de planos públicos .
Por padrão, todos os planos novos e de teste serão definidos como Visibilidade restrita. A visibilidade pública e institucional destina-se a planos concluídos. Você deve responder pelo menos 50% das perguntas para ativar essas opções.
Como obtenho ajuda de alguém em minha instituição?
Depois de fazer login, você encontrará um endereço de e-mail e URL para ajuda na parte superior da página.
Pode haver também uma opção para solicitar feedback sobre seu PGD. Este recurso está disponível quando for habilitado pela equipe de apoio à pesquisa da sua instituição. Clique em “Solicitar feedback” e seus administradores locais serão alertados sobre sua solicitação. Seus comentários estarão visíveis no campo “Comentários” ao lado de cada pergunta. Você receberá uma notificação por e-mail quando um administrador fornecer feedback.