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Quem pode usar a ferramenta?

O PGD-BR é gratuito para qualquer pessoa criar planos de gestão de dados. Como usuário, você pode:


Visão geral do meu painel de controle

Ao fazer login, você será direcionado para “Meu painel de Controle”. A partir daqui, você pode criar, editar, compartilhar, baixar, copiar ou remover qualquer um de seus PGDs. Você também poderá visualizar PGDs que foram compartilhados com você por outras pessoas.

Se outras pessoas em sua instituição/organização optaram por compartilhar seus planos internamente, você verá uma segunda tabela de planos institucionais. Isso permite que você baixe um PDF e visualize seus planos como amostras ou descubra novos dados de pesquisa. Amostras adicionais estão disponíveis na lista de planos públicos .

Screenshot of the My Dashboard page

Como faço para criar um plano de gestão de dados?

Iniciar um plano

Clique no botão “Criar plano” em Meu painel de controle ou no menu superior para criar um plano. Isso o levará a um assistente que o ajudará a selecionar o modelo apropriado:

Screenshot of the Create plan page

  1. Digite um título para o seu projeto de pesquisa. Se estiver solicitando financiamento, use o título do projeto conforme aparece na proposta.
  2. Selecione a organização de pesquisa principal. Este campo será pré-preenchido se você estiver associado a uma instituição parceira. Você tem a opção de limpar o campo e selecionar outra instituição na lista. Você receberá modelos e orientações específicas da instituição com base em sua seleção. Você também pode marcar a caixa "Nenhuma instituição está associada a este plano".
  3. Selecione a agência de fomento principal. Se você precisar incluir um PGD como parte de uma proposta de fomento, selecione a agência na lista. O PGD-BR neste caso poderá apresentar na tela um menu suspenso secundário se a agência de fomento possuir requisitos diferentes para chamadas específicas (por exemplo, NSF, DOE). Veja a lista completa de requisitos de agências de fomento disponíveis pelo PGD-BR. Se a agência de fomento que estiver buscando não estiver na lista ou você não estiver solicitando fomento, marque a caixa "Nenhuma agência de fomento associada a este plano"; essa seleção fornecerá um modelo genérico de PGD.

Se você estiver apenas testando a ferramenta ou fazendo um curso sobre gestão de dados, marque a caixa “Projeto simulado para testes, práticas ou propósitos educacionais ”. Marcar seus planos como um teste será refletido nas estatísticas de uso e impedirá o compartilhamento público ou institucional do PGD; isso permite que outros usuários encontrem planos de amostra reais com mais facilidade.

Depois de fazer suas seleções, clique em “Criar plano”.

Você também pode copiar um plano existente (no menu Ações ao lado do plano em Meu painel de controle) e atualizá-lo para um novo projeto de pesquisa e proposta de financiamento.

Quais são os diferentes recursos do PGD-BR?

A interface com abas permite navegar por diferentes funções ao editar seu PGD.

Compartilhe planos

Você pode compartilhar seu PGD com colegas na guia Colaboradores. Insira o(s) endereço(s) de e-mail de qualquer colaborador que você gostaria de convidar para ler ou editar seu PGD. Defina suas permissões por meio dos botões de opção e clique em "Adicionar colaborador". Ajuste as permissões ou remova colaboradores a qualquer momento por meio das opções suspensas na tabela.

A guia "Finalizar" é onde você pode definir a visibilidade do seu plano.

Por padrão, todos os planos novos e de teste serão definidos como Visibilidade restrita. A visibilidade pública e institucional destina-se a planos concluídos. Você deve responder pelo menos 50% das perguntas para ativar essas opções.


Como obtenho ajuda de alguém em minha instituição?

Depois de fazer login, você encontrará um endereço de e-mail e URL para ajuda na parte superior da página.

Pode haver também uma opção para solicitar feedback sobre seu PGD. Este recurso está disponível quando for habilitado pela equipe de apoio à pesquisa da sua instituição. Clique em “Solicitar feedback” e seus administradores locais serão alertados sobre sua solicitação. Seus comentários estarão visíveis no campo “Comentários” ao lado de cada pergunta. Você receberá uma notificação por e-mail quando um administrador fornecer feedback.